sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cath Palug e os Homens-Gato


Acabei de descobrir uma coisa que eu sempre senti que havia, mas que nunca tinha encontrado. Sempre gostei de estudar mitologia e, não sei porque, sentia falta de uma Deusa Gata na Mitologia Celta, que é minha favorita.

Eu tenho uma facinação extrema por felinos e nunca li nada referente a uma Deusa Gata Celta, até agora a pouco. Encontrei por acaso, enquando procurava por fotos da Deusa Egipcia Bast, uma imagem de uma Deusa Celta que é chamada Cath Palug ou Palu, "a dotada de garras" que é uma Deusa Gata Celta.

Apesar de amar a Mitologia Celta, sempre senti ausência de uma reverência aos gatos. Eu já tinha lido uma vez que o Palácio de Nuada Airgetlám, o Mão de Prata, era protegido por Homens-Gato que defendiam ardentemente as entradas e portões do castelo. Achei o máximo, lógico, mas nunca mais ouvi dizer sobre gatos entre os Celtas.

Além disso, descobri que havia uma tribo celta chamada Catti Tribe, que adorava os gatos e seus integrantes eram chamados de Homens-Gato. Pode ser a tribo que protegia Nuada dos Tuatha de Dannan. Cath Palug era adorada pela Tribo Catti e existe a possibilidade de Bast ser Cath Palug, levada pelos Celtas para o Egito. Os Catti aparecem no filme "Coração Valente" junto com os Pictos.

Estou feliz por descobrir Cath Palug. Eu sou apaixonado por Bast e pelo que ela representa, sua dualidade de Sol e Lua, etc. E agora, com a "chegada" de Cath Palug, me sinto ainda mais em casa com a Mitologia Celta. Amo os Deuses em todas as suas faces.

Obrigado, Cath Palug, por finalmente "se revelar" para mim.

Nenhum comentário: